Que bom que você está aqui. Seja bem vindo!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Alimentos funcionais

O que é alimento funcional?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.  Estudos têm comprovado os benefícios dos alimentos chamados funcionais. Estes alimentos têm, além dos nutrientes já conhecidos, substâncias denominadas de fitoquímicos, que são os princípios ativos responsáveis pelas funções que lhe são atribuídas, levando assim a uma promoção da saúde e prevenção de doenças.
O alho e o tomate estão entre estes alimentos. O alho possui vários fotoquímicos como alicina, tem principalmente ação antiinflamatória e ajuda no controle do colesterol. O tomate é rico em licopeno, carotenóide responsável pela cor vermelha, assim como o tomate, a goiaba vermelha, a melancia e a pitanga também possuem licopeno. O licopeno é antioxidante com propriedades anticancerígenas, principalmente, prevenindo câncer de próstata.
Muitos estudos mostram que a boa alimentação é um excelente método de medicina preventiva. A ciência da nutrição tem avançado e tem descoberto substâncias benéficas e maléficas nos alimentos. Estas pesquisas são importantes, pois, nos esclarece o que devemos comer para viver com mais qualidade de vida.
Na revista Época (18/05/09) fala-se de pesquisas que comprovam que a simplicidade da dieta, faz uma grande diferença na balança e na saúde. E o nosso prato típico “arroz, feijão”, é sem dúvida uma excelente escolha, garantem os pesquisadores e nutricionistas.
Veja as qualidades desta escolha:
1. Suco
As frutas devem ser consumidas todos os dias, in natura ou na forma de sucos
2. Arroz e feijão
Essa combinação é muito rica em fibras e proteínas, mas não pode dominar o prato. O arroz, em particular, deve ser consumido em pequenas porções e, se possível, na versão integral
3. Carne
A carne, de preferência magra, não deve compor mais que 20% do prato. Trocá-la por peixe faz a refeição ainda mais saudável
4. Brócolis
Verduras e legumes são um ótimo acompanhamento. Devem ser cozidos no vapor ou rapidamente refogados, para manter suas propriedades
5. Salada
Alface e tomate são fontes de vitaminas, fibras e minerais. As folhas devem ser consumidas cruas, para preservar os antioxidantes.
Fonte, revista Época-574

Muitos estudos ainda viram, e novas descobertas serão feitas, mas a cada dia fica mais evidente a importância do consumo destes alimentos. É importante o consumo da maneira mais natural possível. Já dizia Hipócrates: “Deixe a comida ser seu remédio e o remédio ser sua comida”.
Existem alguns alimentos que tem seus benefícios comprovados, seus poderosos nutrientes vão ajudar a melhorar a saúde e redobrar a disposição e o bem-estar.

TOMATE FORTALECE A MEMÓRIA
Já se sabe que ele é rico em licopeno, antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. Mas um estudo recente, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, comprovou que o tomate também é fonte de ácido ferúlico, que preserva os neurônios da degeneração provocada pelo stress oxidativo, protegendo contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. “Duas unidades por dia são suficientes para retardar o aparecimento dessas doenças em quem apresenta predisposição genética a elas”, diz o endocrinologista Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento. Como o fruto é um dos alimentos que mais retêm agrotóxicos em sua casca, prefira os orgânicos.

ALHO AUMENTA A IMUNIDADE
Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo. “Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer”, afirma o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo. Seus compostos ainda inibem a produção do mau colesterol e impedem a arteriosclerose – o espessamento da parede das artérias causado pelo depósito de gorduras. Para colher os benefícios, o médico sugere a ingestão diária de 600 a 900
miligramas de alho cru amassado (um dente grande ou dois pequenos).

LINHAÇA CONTROLA A OSCILAÇÃO HORMONAL
O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides. Estudos recentes atribuem à linhaça propriedades que ajudam a controlar os hormônios. Ela amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa. “Além disso, a semente é um alimento biogênico, ou seja, é capaz de guardar informações genéticas para a formação de novos seres e, portanto, também funciona como um revitalizante poderoso das funções físicas e mentais”, diz a química Conceição Trucom, autora do livro A Importância da Linhaça na Saúde (editora Alaúde). Ela recomenda ingerir uma colher de sopa da semente por dia, polvilhada sobre saladas ou iogurtes ou misturada a pães e bolos. Revista Claudia – 06/2007

Fonte: http://www.vidacomqualidade.com.br/alimentos-funcionais/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário